McAfee denuncia um dos maiores ataques informáticos de sempre

11-10-2011 11:12

A McAfee, um das principais empresas de segurança informática, denunciou, esta quarta-feira, um dos maiores ataques informáticos de que há memória e que ao longo dos últimos anos terá atingido mais de 70 organizações em todo o mundo, incluindo as próprias Nações Unidas.

A intrusão durou cinco anos e entre as instituições atacadas estão os governos dos EUA, Taipé, Coreia do Sul, Vietname e Canadá.

A origem do ataque é incerta, mas a empresa que detectou a quebra de segurança diz acreditar que há uma Nação por trás dos ataques. Um perito em segurança com acesso às provas diz à Reuters que essa documentação aponta para a China.

No total são cerca de 70 as organizações que foram atacadas pelos hackers, entre eles as Nações Unidas, o Comité Olímpico Internacional, a Agência Anti-Dopagem e várias empresas ligadas à defesa e à alta-tecnologia.

No comunicado a McAfee não explica como é que os ataques foram realizados e porque é que duraram tanto tempo. O que é sublinhado é a quantidade de vítimas e a audácia dos hackers.

A empresa de segurança informática diz ainda que não se sabe o que foi feito com toda a informação roubada, mas refere que mesmo que só uma fracção dela tenha sido usada para construir um produto ou para bater a competição num negócio, aí os ataques têm representam uma gigantesca ameaça económica.

Rui Tukayana